quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Se é pra começar, que seja já.

Esse blog é meu projeto de projeto de uma idéia sobre as possibilidades de desenvolver um pensamento filosófico sobre as Histórias em Quadrinhos.


Sobre as HQ's no Brasil? Não em princípio, mas se o pensamento for válido acho que uma das conseqüências será que sua validade abrangerá o universo das HQ's. A origem desse pensamento foi um texto em que vislumbrei a possibilidade de usar o discurso corrente nos meios ligados aos quadrinhos e ao cinema de que os personagens denominados mutantes, especificamente os X-Men, da editora americana Marvel Comics não seriam o sucesso que são e não assumiram as proporções que tem hoje apenas por serem uma metáfora para a adolescência. Mais do que isso, eles são a metáfora para a visão que os norte-americanos tem de si mesmos e do seu papel no mundo atual.


Como isso se desenvolve, a partir dos anos 60, quando foram criados por Stan Lee e Jack Kirby, até os nossos dias (lançamento do primeiro filme da franquia) e como entre outros produtos da cultura de massa norte-americana se tornam a idéia dominante dessas formas de cultura de massa.


O que visualizo como áreas a serem pensadas e desenvolvidas por mim para que possa levar a bom termo essa empreitada?
a. Definir o que entendo por Estética.
b. Levantar os pensadores relevantes para a minha tese.
b.a Que áreas do pensamento, além da estética deverão ser utilizados?
c...

Nenhum comentário:

Postar um comentário